PT
voltar atrás
Residências dos “Laboratórios de Verão” chegam ao fim em Vila do Conde
De julho a agosto, Vila do Conde acolheu alguns dos artistas finalistas da edição de 2025 dos "Laboratórios de Verão". Mariana Sardon e Renato Cruz Santos desenvolveram, durante este período de residência, os projetos que integrarão já em setembro a exposição Pós-Laboratórios de Verão, a primeira mostra pública desta iniciativa que se afirma como um espaço de experimentação e partilha artística.
O processo contou com o contributo essencial da ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design e da Junta de Freguesia de Mindelo, que apoiaram os artistas na criação de obras concebidas a partir das propostas apresentadas ao júri das entidades parceiras. O programa, ativo há mais de uma década, tem sido uma força motriz da criação contemporânea, incentivando novas linguagens artísticas e promovendo a valorização cultural do território.
A edição de 2025 surge da colaboração entre a Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde), o gnration (Braga) e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães. Selecionadas através de uma open call lançada no início do ano, quatro propostas artísticas deram corpo à décima primeira edição do programa, este ano acompanhada pela curadora, investigadora e artista Joana Pestana.
As obras agora concluídas refletem a diversidade e a vitalidade da criação artística emergente:
"In Search of the Forgotten Image", de Catarina Braga, um vídeo-ensaio que parte do emoji da planta para refletir sobre a ontologia da imagem digital e a sua relação com o mundo natural.
"Homúnculo", de Dora Vieira, instalação imersiva que cruza escultura, pintura, vídeo e som, evocando corpos híbridos entre o orgânico e o artificial.
"Botânica Electromagnética", de Mariana Sardon, um conjunto de dispositivos sonoros que explora a interligação entre vida, matéria e eletrónica através de paisagens acústicas ora eufóricas ora dissonantes.
"Pedra de Memória", de Renato Cruz Santos, instalação audiovisual que mergulha no imaginário e na identidade da comunidade piscatória das Caxinas, inspirada pela força simbólica da Forcada, rocha granítica situada ao largo da costa de Vila do Conde.
Com este ciclo de residências e a futura exposição, os "Laboratórios de Verão" reafirmam-se como um programa singular no panorama cultural português, criando pontes entre artistas, territórios e públicos, e promovendo novas formas de pensar e experienciar a arte contemporânea.
A iniciativa conta com os apoios da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e do Super Bock Group, no âmbito dos programas de apoio à criação artística local do gnration.
Outras Notícias
18.09 - 6.11.2021
"Raverina”, de Carolina Garfo, na Cave
18.09 - 6.11.2021
Solar apresenta “Fanfare 2025” de Priscila Fernandes
18.09 - 6.11.2021
Terminadas as rodagens de “Fanfare 2025”, nova obra de Priscila Fernandes
18.09 - 6.11.2021
O Cinema ao Ar Livre regressa à Solar em Agosto
A Solar - Galeria de Arte Cinemática é parte integrante da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Rua do Lidador, 139
4480-791 Vila do Conde
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Segunda-feira — Sábado
14:00 – 18:00
Encerra aos domingos e feriados
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191
Galeria: solar@curtas.pt
S. Educativo: s.educativo@curtas.pt
Imprensa: press@curtas.pt
Escritório: 252 646 516
Loja das Curtas: 252 138 191